Acessibilidade / Reportar erro

O homem na atenção básica: percepções de enfermeiros sobre as implicações do gênero na saúde

El hombre en la atención primaria: percepciones de enfermeras sobre las implicaciones de género en la salud

Objetivo:

Compreender a percepção de enfermeiros sobre as implicações das questões de gênero na saúde do homem e na oferta de serviços a este público.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, realizada com 10 enfermeiros inseridos na Atenção Básica do município de Juazeiro do Norte - CE, através da adoção de entrevistas semiestruturadas. Os discursos obtidos foram categorizados e analisados por meio da literatura pertinente.

Resultados:

Segundo percepção dos enfermeiros, existe pouca demanda do segmento masculino aos serviços de saúde, em decorrência da socialização do gênero e do déficit na organização dos serviços, com baixa qualificação profissional, já que ressaltam não terem recebido capacitações.

Conclusão:

Existem fragilidades na atuação dos serviços de saúde perante o público masculino. Assim, torna-se imprescindível o apoio da gestão na estruturação dos serviços e na capacitação dos profissionais para a introdução de um cuidado diferenciado, na perspectiva de gênero.

Saúde do Homem; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Gênero e Saúde


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com