Acessibilidade / Reportar erro

Características da violência contra crianças no município de Porto Alegre: análise das notificações obrigatórias

Características de la violencia contra los niños en la ciudad de Porto Alegre: análisis de las notificaciones obligatorias

RESUMO

Objetivo

caracterizar a violência notificada contra crianças no município de Porto Alegre.

Método

estudo retrospectivo, incluindo 5308 casos de violência contra crianças de zero a doze anos registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação no município de Porto Alegre.

Resultados

idade média foi de 5,95 ± 3,86 anos, com predomínio de crianças do sexo feminino (61%). A violência sexual foi a mais notificada (53%). A maioria dos agressores eram do sexo masculino (68%) e 72% dos casos ocorreram no domicílio da vítima. As meninas são mais suscetíveis à violência sexual. Crianças do sexo masculino sofrem mais violência física e negligência.

Conclusão e implicações para a prática

os resultados demonstram a importância do conhecimento do perfil das violências para intervenção e elaboração de políticas públicas intersetoriais, assim como para a capacitação da equipe multiprofissional para o reconhecimento do problema no momento da assistência e o devido encaminhamento.

Palavras-chave:
Violência; Saúde Pública; Criança; Agressão; Sistema único de Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com