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Interação com a criança com paralisia cerebral: comunicação e estigma

La interacción con los niños con parálisis cerebral: comunicación y estigma

Este estudo teve como objetivo compreender como a comunicação entre família e criança com paralisia cerebral se estabelece.

Métodos:

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado em uma cidade do interior de São Paulo, com seis famílias de criança com paralisia cerebral residentes em área de vulnerabilidade social. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2011 por meio da entrevista semiestruturada. Utilizou-se o interacionismo simbólico como referencial teórico-metodológico e a análise de conteúdo temática, segundo Bardin, como método de análise.

Resultados:

Da análise dos dados emergiu o tema "Interação Familiar", composto por suas categorias. Os resultados revelam que família e criança desenvolvem estratégias, a partir da interação, que ultrapassam o sentido das palavras, construindo uma comunicação efetiva.

Conclusão:

Os profissionais de saúde podem contribuir por meio de intervenções, tornando-se potencializadores da comunicação. Tal potencial, entretanto, não foi considerado, além de o apoio informacional não ser efetivo.

Enfermagem; Comunicação; Paralisia cerebral; Criança; Família


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