Acessibilidade / Reportar erro

O corpo em Florence Nightingale: um diálogo com a fenomenologia existencial de Merleau-Ponty

Resumo

Objetivos

O propósito é develar o conceito de corpo em Nightingale ao compará-lo com a fenomenologia existencial de Merleau-Ponty.

Método

Análise qualitativo-hermenêutico do texto Notas sobre Enfermagem: o que é e o que não é, com Fenomenologia da Percepção. Dado o confronto com o texto, o instrumento de interpretação tem o sustento sobre a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer.

Resultados

Florence em Notas sobre Enfermagem propõe um rudimentar sistema compreensivo do corpo como o eixo de aparecer da realidade, onde o trabalho é entender como o aparecer do paciente configura a percepção de seu mundo e colabora em uni-lo com uma nova situação vital que exige uma percepção de encorajamento frente a sua própria recuperação, revelado após dialogar com Merleau-Ponty.

Conclusões e implicações para a prática: A compreensão do que se intervem é primordial para o exercício profissional da enfermagem. Então, desde Nightingale o essencial para a disciplina deve ser a compreensão do aparecer da realidade do paciente para intervir nele, na sua totalidade.

Palavras-chave:
Corpo Humano; Existencialismo; Filosofia em Enfermagem; Hermenêutica; Conhecimento

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com