Acessibilidade / Reportar erro

Núcleo de Apoio à Saúde da Família na perspectiva de médicos e enfermeiros

RESUMO

Objetivo:

Analisar a percepção de médicos e enfermeiros sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Método:

Estudo qualitativo, realizado com 16 médicos e 23 enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e submetidos à análise temática.

Resultados:

Emergiram três categorias: Ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família são percebidas de forma positiva pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF); Ferramentas que favorecem a integralidade das ações do NASF com a ESF; Entraves percebidos pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família para o desenvolvimento das ações do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Conclusões e implicações para prática:

A percepção dos participantes é positiva. Percebem a potência do NASF em seu caráter multiprofissional efetivado pelo trabalho em equipe e pela comunicação efetiva. No entanto, apontam também como entraves a restrição de tempo e transporte para viabilização das ações.

Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Saúde Pública

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com