Acessibilidade / Reportar erro

Percepção das mães ao visitar seu filho na unidade neonatal pela primeira vez

Resumo

Objetivo:

identificar sentimentos, experiências e expectativas das mães durante sua primeira visita ao filho internado em uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais de um hospital de ensino do interior do estado de Minas Gerais.

Método:

pesquisa qualitativa, realizada entre novembro de 2016 a abril de 2017, com 24 mães durante a primeira visita aos seus filhos na unidade de cuidados intermediários. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo.

Resultados:

da análise, emergiram três categorias temáticas: sentimentos que antecedem a primeira visita, a experiência da primeira visita e sentimentos maternos vivenciados durante a primeira visita.

Conclusão e implicações para a prática:

as participantes demostraram que a primeira visita aos seus filhos pode ter sentimentos positivos e experiências negativas. Estratégias para que sejam minimizados os medos e as dúvidas esclarecidas favorecem a concretização da maternidade.

Palavras-chave:
Recém-nascido; Berçários; Relações Mãe-Filho; Emoções

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com