Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde no primeiro ano após a queimadura* * Trabalho extraído da Tese de Doutorado com o título de "Validação da Burns Specific Pain Anxiety Scale - BSPAS e da Impact of Event Scale - IES para brasileiros que sofreram queimaduras".

Evaluación de calidad de vida relaciona con la salud en el primer año después de la quemadura

Resumo

Objetivo:

Comparar a percepção de qualidade de vida de vítimas de queimaduras entre o 4º e 6º mês e entre o 9º e 12º mês após a alta hospitalar, de acordo com o sexo, superfície corporal queimada e visibilidade das cicatrizes.

Métodos:

Estudo longitudinal. Participaram adultos internados em uma unidade de queimados. Foram aplicados formulário de dados sociodemográficos e o Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Survey.

Resultados:

Houve melhora na percepção da qualidade de vida, destacando-se os domínios Aspecto físico e emocionais. Os homens apresentaram melhores resultados no domínio Dor; e aqueles que classificaram suas cicatrizes como não visíveis nos domínios Estado geral de saúde, Vitalidade, Aspecto social e Emocional entre o 9º e 12º mês.

Conclusão:

Pacientes relataram pior qualidade de vida em fase precoce e melhora em fase tardia, principalmente no domínio Aspecto físico e emocional entre os homens. As cicatrizes visíveis representaram avaliação negativa na fase tardia.

Palavras-chave:
Queimaduras; Adultos; Qualidade de Vida; Reabilitação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com