Acessibilidade / Reportar erro

Escala interativa de amamentação: proposição baseada na teoria de médio alcance de enfermagem

Resumo

Objetivo:

Propor um instrumento para avaliação da interação dinâmica entre mãe-filho-ambiente na amamentação, orientado pela Teoria Interativa de Amamentação.

Método:

Estudo metodológico que realizou uma revisão de literatura para identificar os tipos de escalas disponíveis e, elencou o modelo de Pasquali e a escala likert de cinco pontos como direcionamento do processo de construção da Escala Interativa de Amamentação.

Resultados:

A escala é composta por 58 itens e as opções de resposta variam de 1 a 5, onde 1 significa "Nunca"; 2 "Raramente"; 3 "Às vezes"; 4 "Frequentemente" e 5 "Sempre". O somatório das pontuações dos itens varia de 58 a 290; quanto maior a pontuação, maior será a interação mãe-filho-ambiente.

Conclusão:

A escala poderá direcionar a prática clínica, no puerpério e puericultura, contribuindo para que enfermeiros e outros profissionais da área materno-infantil avaliem os fatores que influenciam na interação dinâmica de mãe-filho-ambiente na amamentação.

Palavras-chave:
Amamentação; Escala; Teoria de Enfermagem; Psicometria; Enfermagem Materno-Infantil

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com