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Distribuição geográfica dos óbitos de idosos por acidente de trânsito* * Artigo extraído da Tese de Doutorado da discente Ana Maria Ribeiro dos Santos, apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, em janeiro de 2014 no município de Ribeirão Preto, SP.

Distribución geográfica de fallecimientos de ancianos por accidentes de tránsito

Resumo

Objetivo:

Analisar os acidentes de trânsito envolvendo idosos em que ocorreu desfecho fatal, segundo condição do acidentado, local de ocorrência e causa do óbito, elaborando mapas de distribuição geográfica.

Métodos:

Estudo transversal realizado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito de Teresina, em uma população de 68 boletins de registro de acidente e inquéritos policiais de idosos nos anos de 2010 e 2011. Na análise espacial utilizaram-se o Índice Local de Moran e a densidade de Kernel.

Resultados:

Em relação à condição do idoso no momento do acidente, comprovou-se que 57,3% dos óbitos foram de pedestres. Considerando o local de ocorrência e a primeira causa registrada, constatou-se que 49,6% ocorreram no local do acidente, a maior causa o politraumatismo.

Conclusão:

Os óbitos concentraram-se na área urbana, com aglomerado de bairros com alta ocorrência de acidente, apresentando correlação positiva, evidenciando também a existência de regiões com maior densidade de ocorrências.

Palavras-chave:
Idoso; Acidentes de trânsito; Óbito; Análise espacial

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