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Guia para a realização dos elementos do Processo Clinical Caritas

Resumo

Objetivo:

Apresentar um guia para a aplicação dos elementos do Processo Clinical Caritas.

Métodos:

Trata-se de um estudo que apresenta um guia desenvolvido com o intuito de identificar ações de cuidado necessárias para realizar o cuidado transpessoal. Foi construído após revisão bibliográfica e discussão com pares que aplicam a teoria de Jean Watson adotada no presente trabalho.

Resultados:

O instrumento apresenta-se em layout com 10 linhas e duas colunas, decodificando cada componente estrutural no seu enunciado com suas respectivas manifestações de cuidado, demonstrou ser facilitador para a utilização da Teoria do Cuidado Humano.

Conclusão:

Acredita-se que o guia, poderá ser reproduzido para orientar a prática do cuidado transpessoal na Enfermagem brasileira em diferentes cenários, e pode ser utilizado inclusive no ensino desta Teoria.

Palavras-chave:
Teoria de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Educação em Enfermagem

Abstract

Objective:

To introduce a guide to apply the elements of the Clinical Caritas Process.

Methods:

It is a study introducing a guide developed to identify the necessary caring actions, aiming to provide transpersonal care. It was designed from a bibliographic review and discussion with peers, who apply the theory underpinning the present study.

Results:

The instrument features a layout with ten lines and two columns, decoding each structural component in its enunciation with its respective care manifestations. Additionally, it showed to be a facilitator for the use of the Human Caring Theory.

Conclusion:

It is believed that the guide can be reproduced in order to direct the practice of transpersonal care in different settings of Brazilian nursing. Moreover, it can also be used to teach this theory.

Keywords:
Nursing Theory; Nursing Care; Nursing Education

Resumen

Objetivo:

Presentar una guía para la aplicación de los elementos del Proceso Clinical Caritas.

Métodos:

Se trata de un estudio que presenta una guía desarrollada con el objetivo de identificar acciones de cuidados necesarios para realizar la atención transpersonal. Fue elaborado después de la revisión bibliográfica y la discusión con colegas que utilizan la teoría de Jean Watson, adoptada en este trabajo.

Resultados:

El instrumento se presenta en layout con 10 líneas y dos columnas, decodificando cada componente estructural en su enunciado con sus respectivas manifestaciones de cuidado, demostró ser facilitador para la utilización de la Teoría del Cuidado Humano.

Conclusión:

Se considera que la guía podrá reproducirse para orientar la práctica del cuidado transpersonal en la Enfermería brasileña en diferentes contextos y lugares, y puede utilizarse inclusive en la enseñanza de esta Teoría.

Palabras-clave:
Teoría de Enfermería; Cuidados de Enfermería; Educación en Enfermería

INTRODUÇÃO

Cuidar é o cerne da Enfermagem e esta ação pode ser entendida como a sustentação do conhecimento dessa disciplina, sendo tanto a prática quanto a teoria fundamentadas na forma e na diversidade do cuidado dispensado.11 Waldow VR. Enfermagem: a prática do cuidado sob o ponto de vista filosófico. Investig Enferm Imagen Desarr [Internet]. 2015 Jan/Jun; [cited 2016 Jul 22]; 17(1):13-25. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=145233516002. DOI: 10.11144/Javeriana.IE17-1.epdc
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Para a efetivação do cuidado de Enfermagem faz-se necessário embasamento em referenciais teóricos, ou seja, em uma teoria de Enfermagem, a qual direciona a maneira de cumprir-se o cuidado, para que os objetivos consigam ser conquistados.22 Favero L, Pagliuca LMF, Lacerda MR. Cuidado transpessoal em enfermagem: uma análise pautada em modelo conceitual. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 Apr; [cited 2016 Jul 22]; 47(2):500-5. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200032. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000200032
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Para Meleis (2012), uma teoria de Enfermagem pode ser definida como conceitos inter-relacionados, articulados e em comunicação com um conjunto organizado, lógico e sistemático de afirmações relacionadas a indagações significativas de uma disciplina, ligadas e compartilhadas em um todo significativo, com a finalidade declarada de explicar ou prever os fatos/eventos.33 Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 5th ed. Pennsylvania: Lippincott Williams & Wilkins; 2012.

As teorias de Enfermagem proporcionam expansão enquanto ciência humana, prática e orientam o cuidado da mesma. Entender o universo das pessoas, o seu contato com o meio e as manifestações que essa relação possui na saúde, auxilia a arquitetar a prática clínica e a estabelecer quais os súperos cuidados.44 Queirós PJP, Vidinha TSS, Almeida Filho AJ. Autocuidado: o contributo teórico de Orem para a disciplina e profissão de Enfermagem. Rev Enferm Ref [Internet]. 2014 Nov/Dec; [cited 2016 Jul 22]; 4(3): 157-64. Available from: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0874-02832014000300018. DOI: http://dx.doi.org/10.12707/RIV14081
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Dentre as várias teorias de Enfermagem, tem-se a Teoria do Cuidado Humano descrita pela teórica Dra. Jean Watson, a qual contribui para o acréscimo do conhecimento na Enfermagem, desde 1979, ano em que lançou o seu primevo livro, "Nursing: the philosophy and science of caring".55 Watson J. Nursing: The philosophy and Science of Caring. Boston: Little, Brown and Company; 1979. 321 p.

Entretanto, Watson não considera como uma teoria, verificável, quantificável e testável, mas sim uma teoria que ajuda o profissional a considerar o ser humano na sua transcendência, no fenômeno da experiência humana, isto é, está centralizada na importância do cuidado, em pressupostos fenomenológicos existenciais e busca na interligação de conceitos, uma ciência humana adequada para a Enfermagem, que transforma-se por meio da conexão, entre o ser que cuida e o ser-cuidado.66 Watson J. Nursing: The Philosophy and Science of Caring. Revised ed. Boulder: University Press of Colorado; 2008. 313 p.

O uso da Teoria de Watson permite em cada interação um encontro "sagrado" entre o ser que cuida e o ser cuidado, possibilita cultivar um ambiente de cuidado healing (reconstituidor), capaz de sustentar um cuidado transpessoal em diversos cenários.77 Norman V, Rossillo K, Skelton K. Creating Healing Environments Through the Theory of Caring. AORN J [Internet]. 2016 Nov; [cited 2017 Jan 22]; 104(5):401-9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27793250. http://dx.doi.org/10.1016/j.aorn.2016.09.006
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Entende-se, desta maneira, que o cuidado prolífero, poderá ser evidenciado e desenvolvido de forma transpessoal, no qual a percepção vai além da proporção física, é capaz de ultrapassar o momento e o cosmos.88 Watson J. Human caring science: a theory of nursing. 2nd ed. Sudbury: Jones & Bartlett Learning; 2012.

Desta maneira temos como a essência da Teoria do Cuidado Humano o cuidado transpessoal, o qual pode ser efetivado mediante a utilização dos elementos do Processo Clinical Caritas que possibilitam sua aplicação na prática. Estes advêm de pressupostos da teórica que direcionam para o alcance do cuidado transpessoal,55 Watson J. Nursing: The philosophy and Science of Caring. Boston: Little, Brown and Company; 1979. 321 p.,66 Watson J. Nursing: The Philosophy and Science of Caring. Revised ed. Boulder: University Press of Colorado; 2008. 313 p. visto que Watson não advoga a utilização de um processo de Enfermagem para tal, deixando o profissional desprendido para fazer escolhas ao utilizá-los, o que pode, em algumas situações, ocasionar dúvidas.99 Watson Caring Science Institute. 10 Caritas Processes® [Internet]. 2016 [cited 2016 Aug 10]. Available from: https://www.watsoncaringscience.org/jean-bio/caring-science-theory/10-caritas-processes/
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Assim, o Processo Clinical Caritas é composto por 10 elementos, citados a seguir:99 Watson Caring Science Institute. 10 Caritas Processes® [Internet]. 2016 [cited 2016 Aug 10]. Available from: https://www.watsoncaringscience.org/jean-bio/caring-science-theory/10-caritas-processes/
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Praticar o amor-gentileza e a equanimidade, no contexto da consciência de cuidado; Ser autenticamente presente, fortalecendo, sustentando, honrando o profundo sistema de crenças e o mundo de vida subjetivo do ser cuidado; Cultivar práticas espirituais próprias e do eu transpessoal e ir além do próprio ego; Desenvolver e sustentar uma autêntica relação de cuidado, ajuda confiança; Ser presente e apoiar a expressão de sentimentos positivos e negativos como uma conexão profunda com o próprio espírito e o da pessoa cuidada; Usar criativamente o eu e todos os caminhos do conhecimento como parte do processo de cuidar, engajar-se em práticas artísticas de cuidado reconstituição (healing); Engajar-se de forma genuína em experiências de ensino aprendizagem que atendam a pessoa inteira, seus significados, tentando permanecer dentro do referencial do outro; Criar um ambiente de reconstituição (healing) em todos os níveis (físico e não-físico), ambiente sutil de energia e consciência, no qual a totalidade, beleza, conforto, dignidade e paz sejam potencializados; Ajudar nas necessidades básicas, com consciência intencional de cuidado, administrando "o cuidado humano essencial", que potencializa o alinhamento mente-corpo-espírito, a totalidade e unidade do ser em todos os aspectos do cuidado; Dar abertura e atender aos mistérios espirituais e dimensões existenciais da vida-morte, cuidar da sua própria alma e da do ser cuidado.a a Tradução nossa. Ver, material original na página: Watson Caring Science Institute. 10 Caritas ProcessesTM [internet]. [Boulder, Colorado, EUA]: 10 Caritas ProcessesTM; c 2016 [cited 2016 Aug 10]. Available from: https://www.watsoncaringscience.org/jean-bio/caring-science-theory/10-caritas-processes/

Por entender que a prática do cuidado de Enfermagem é capaz de transcender e unir fatores humanísticos com conhecimento científico em paralelo às tendências mundiais, coerentemente, responsiva as necessidades de saúde dos pacientes, família e comunidade,1010 Cypress BS. The emergency department: experiences of patients, families and their nurses. Adv Emerg Nurs J [Internet]. 2014 Apr/Jun; [cited 2017 Jan 15]; 36(2):164-76. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24785669. DOI: 10.1097/TME.0000000000000017
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elegeu-se a Teoria do Cuidado Humano proposta por Jean Watson como referencial teórico de uma dissertação e uma tese que trabalham a temática do cuidado domiciliar.

Os objetivos destes trabalhos de pós-graduação são: interpretar a vivência do paciente em cuidado domiciliar e validar um modelo de cuidado nesta área, seguindo os pressupostos da teórica eleita, por meio de uma teoria fundamentada nos dados e uma pesquisa-cuidado. Frente à necessidade de elaboração de instrumentos para a coleta de dados destas pesquisas, as autoras identificaram a necessidade de interpretar o Processo Clinical Caritas de tal maneira que este respondesse as seguintes questões: Quais atitudes/ações da Enfermagem são necessárias para executar o Processo Clinical Caritas? Como observar se os elementos do processo estão presentes nas ações dos profissionais? Qual ação de cuidado é preciso executar para realizar um cuidado transpessoal?

Considera-se que possam ser identificados vários estudos que abordam a temática dos elementos do Processo Clinical Caritas,77 Norman V, Rossillo K, Skelton K. Creating Healing Environments Through the Theory of Caring. AORN J [Internet]. 2016 Nov; [cited 2017 Jan 22]; 104(5):401-9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27793250. http://dx.doi.org/10.1016/j.aorn.2016.09.006
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,1111 Mathias JJS, Zagonel IPS, Lacerda MR. Processo Clinical Caritas: novos rumos para o cuidado de Enfermagem transpessoal. Acta Paul Enferm [Internet]. 2006 Jul/Sep; [cited 2016 Jul 22]; 19(3):332-7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000300013&lng=en&nrm=iso. DOI: 10.1590/S0103-21002006000300013. ISSN 1982-0194
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12 Gomes IM, Silva DI, Lacerda MR, Mazza VA, Méier MJ, Mercês NNA. Teoria do cuidado transpessoal de Jean Watson no cuidado domiciliar de Enfermagem à criança: uma reflexão. Esc Anna Nery [Internet]. 2013 Jul/Aug; [cited 2017 Jan 25]; 17(3):555-61. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300555. DOI: 10.590/S1414-81452013000300021.
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13 Savieto RM, Leão ER. Assistência em Enfermagem e Jean Watson: Uma reflexão sobre a empatia. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 Jan/Mar; [cited 2016 Aug 10]; 20(1):198-202. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100198&lng=en&nrm=iso. DOI: 10.5935/1414-8145.20160026
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-1414 Medeiros FAL, Félix LG, Nóbrega MML. Processo Clinical Caritas em oficinas para cuidadores de idosos institucionalizados. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 Nov/Dez; [cited 2017 Jan 25]; 69(6):997-1004. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n6/0034-7167-reben-69-06-1059.pdf. DOI: 10.590/0034-7167-2016-0359
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entretanto, não há estudos dirigidos à descrição, decodificação e compreensão das manifestações de cuidados que cada um destes elementos envolve, identificando-se assim uma lacuna do conhecimento ao qual este trabalho se dedica.

Para tanto, este manuscrito tem como objetivo apresentar um guia para a aplicação dos elementos do Processo Clinical Caritas.

MÉTODO

O estudo trata da apresentação de um guia elaborado na intenção de subsidiar as ações de pesquisadoras na aplicação do Processo Clinical Caritas e assim colocar em prática a Teoria do Cuidado Humano visando alcançar o cuidado transpessoal proposto por Jean Watson. Este material ora exposto subsidia uma grande pesquisa aprovada em Comitê de Ética em Pesquisa sob nº de parecer 1.200.886, sendo realizado no período de março a dezembro de 2016, resultante de uma dissertação e tese em construção, integrados ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem (NEPECHE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Para o desenvolvimento do trabalho em questão foi necessário abranger duas etapas, a primeira constituiu em aprofundar-se no referencial teórico da pesquisa, para tanto uma extensa revisão bibliográfica foi realizada para identificar os pressupostos básicos apresentados pela teórica e as interpretações de diferentes autores.22 Favero L, Pagliuca LMF, Lacerda MR. Cuidado transpessoal em enfermagem: uma análise pautada em modelo conceitual. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 Apr; [cited 2016 Jul 22]; 47(2):500-5. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200032. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000200032
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,66 Watson J. Nursing: The Philosophy and Science of Caring. Revised ed. Boulder: University Press of Colorado; 2008. 313 p.,88 Watson J. Human caring science: a theory of nursing. 2nd ed. Sudbury: Jones & Bartlett Learning; 2012.,1515 Watson J. Human Caring and Human Science: A Theory of Nursing. 15th ed. Norwalk: Appleton-Century-Crofts; 1985.

16 Watson J. Enfermagem pós-moderna e futura: um novo paradigma da Enfermagem. Loures: Lusociência; 2002.

17 Watson J. Caring science as sacred science. 1st ed. Philadelphia: Davis Company; 2005.

18 Watson J. Watsons theory of human caring and subjective living experiences: carative factors/caritas processes as a disciplinary guide to the professional nursing practice. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2007 Jan/Mar; [cited 2016 Apr 15]; 16(1):129-35. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000100016&lng=en&nrm=iso. DOI: 10.1590/S0104-0707200700010006
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-1919 Urra EM, Jana AA, Garcia MV. Algunos aspectos esenciales del pensamiento de Jean Watson y su teoría de cuidados transpersonales. Cienc Enferm [Internet]. 2011; [cited 2016 Sep 15]; 17(3):11-22. Available from: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95532011000300002. DOI: 10.4067/S0717-955320000300002
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Assim, para elaboração do instrumento foi necessário, além de revisão bibliográfica do referencial teórico, estudo sobre os referenciais metodológicos e os instrumentos de coleta de dados possíveis de serem utilizados nestas pesquisas, bem como artigos em periódicos em idiomas português, inglês e espanhol, sítios confiáveis e anais eletrônicos de congressos e fóruns de Enfermagem, que discorressem sobre a Teoria do Cuidado Humano, enfatizando os elementos do Processo Clinical Caritas.

As autoras deste, participaram inclusive de evento internacional com a presença da própria Dra. Jean Watson, quando puderam apreender de forma efetiva a explanação sobre o processo citado. A partir do exposto foi construído um guia de modo a orientar e identificar as ações da Enfermagem Caritas, com o intuito de auxiliar a prática da Teoria no cotidiano do cuidado de Enfermagem.

O procedimento seguinte à elaboração do guia ocorreu através de um "Seminário- Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson", organizado pelo grupo de pesquisa citado, com a participação de doutores, alunos de programas de pós-graduação e enfermeiros de diferentes instituições do estado do Paraná, com expertise no referencial teórico, para os quais foi apresentado o guia elaborado, obtendo assim, aperfeiçoamento e validação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O guia foi construído de modo a orientar e identificar as principais ações da Enfermagem, para executar os elementos do Processo Clinical Caritas, de maneira que estas ações resultem em um cuidado transpessoal, colocando, desse modo, em prática a Teoria, o que, nesse texto, foi nomeado de "Manifestações de Cuidado", conforme quadro 1.

Quadro 1
Guia para realização dos elementos do Processo Clinical Caritas

Composto por todos os elementos Processo Clinical Caritas, o guia foi delineado num layout com 10 linhas e duas colunas, decodificando cada componente estrutural no seu enunciado com suas respectivas manifestações de cuidado.

Este instrumento foi aplicado nas pesquisas de Doutorado e Mestrado já mencionadas com um número de 15 participantes (em andamento), e tem demonstrado ser um guia de fácil aplicação das atividades, identificação das manifestações do cuidado e, o mais importante, com resultados significativos.

Os métodos tradicionais empregados das ciências experimentais resultam em atitudes reducionistas no momento de interpretar situações de vida e de saúde, assim é necessário obter uma visão holística e contextualizada dos fenômenos nos cuidados em saúde.88 Watson J. Human caring science: a theory of nursing. 2nd ed. Sudbury: Jones & Bartlett Learning; 2012.

Existem várias instituições de saúde na atualidade que utilizam a Teoria do Cuidado Humano, com estudos demonstrando a eficácia e a importância de investir na utilização da mesma, com qualidade do conhecimento, aplicação do cuidado transpessoal como prioridade para aumentar ainda mais a qualidade da atenção no local de trabalho e garantir que todos os profissionais de saúde tenham habilidades necessárias para demonstrar de forma produtiva o cuidado transpessoal.77 Norman V, Rossillo K, Skelton K. Creating Healing Environments Through the Theory of Caring. AORN J [Internet]. 2016 Nov; [cited 2017 Jan 22]; 104(5):401-9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27793250. http://dx.doi.org/10.1016/j.aorn.2016.09.006
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,2020 Greaves J, Watson J, Keen H. An Evaluation of short course in Mindfulness for Health Visitor Practive Teachers. Health Education England, Project Report. (Unpublished); 2016. 64 p.

21 Emoto R, Tsutsui M, Kawana R. A Model to Create a Caring and Healing Environment for Nurses in Child and Family Nursing. Int J Hum Caring [Internet]. 2015; [cited 2017 Jan 15]; 19(1):8-12. Available from: http://internationaljournalforhumancaring.org/doi/abs/10.20467/1091-5710-19.1.8?code=iahc-site. DOI: http://dx.doi.org/10.20467/1091-5710-19.1.8
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22 Durant AF, McDermott S, Kinney G, Triner T. Caring Science: Transforming the Ethic of Caring-Healing Practice, Environment, and Culture within an Integrated Care Delivery System. Perm J [Internet]. 2015; [cited 2017 Jan 15]; 19(4):e136-42. Available from: http://www.thepermanentejournal.org/files/Fall2015/NursingResearch.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.7812/TPP/15-042
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-2323 Swengros D, Herbst AM, Friesen MA, Mangione L, Anderson JG. Promoting caring-healing relationships: bringing healing touch to the bedside in a multihospital health system. Holist Nurs Pract [Internet]. 2014 Nov/Dec; [cited 2017 Jan 23]; 28 (6): 370-5. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25314110. DOI: 10.1097/HNP.0000000000000051.
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Conquanto, haja maior destaque na literatura internacional onde ocorre a apresentação e a utilização de escalas de validação para o cuidado transpessoal mediante aplicação dos elementos do Processo Clinical Caritas.2424 Troncoso MCP, Valenzuela-Suazo SV, Merino JM. Validación de dos escalas utilizadas en la medición del cuidado humano transpersonal basadas en la teoría de Jean Watson. Aquichan [Internet]. 2012 Abr; [cited 2017 Jan 25]; 12(1):1-14. Available from: http://aquichan.unisabana.edu.co/index.php/aquichan/article/view/8-21/html. DOI: 10.5294/aqui.2012.12.1.1
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,2525 Arslan-Özkan İ, Okumuş H, Buldukoğlu K. A randomized controlled trial of the effects of nursing care based on Watson's Theory of Human Caring on distress, self-efficacy and adjustment in infertile women. J Adv Nurs [Internet]. 2013 Nov; [cited 2017 Jan 25]; 70(8):1801-12. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24372443. DOI: 10.1111/jan.12338
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Entretanto, nenhum instrumento é exibido na língua portuguesa. Dessa forma, o instrumento demonstrou ser facilitador para a utilização da Teoria do Cuidado Humano, pois alicerça as ações de Enfermagem, visto que Watson não advoga um Processo de Enfermagem, entendido como um fator de dificuldade por alguns profissionais ao utilizar a Teoria.2626 Favero L, Mazza VA, Lacerda MR. A vivência da enfermeira domiciliar no cuidado transpessoal às famílias de neonatos egressos da unidade de terapia intensiva. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012; [cited 2017 Jan 25]; 25(4):490-6. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000400002
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Desse modo, o conhecimento e a função das teorias de Enfermagem precisam ser progressivamente absorvidos como sustentáculo de toda e qualquer ação teórica e de cuidado, pois são elas que envolvem e dão visibilidade ao fazer da profissão.2727 Backes DS, Grando MK, Gracioli MSA, Dall'asta-Pereira A, Colomé JS, Gehlen MH. Vivência teórico-prática inovadora no ensino de enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2012 Sep; [cited 2017 Feb 2]; 16(3):597-602. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000300024. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300024
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,2828 Cowden TL, Cummings GG. Nursing theory and concept development: a theoretical model of clinical nurses' intentions to stay in their current positions. J Adv Nurs [Internet]. 2012 Jul; [cited 2017 Feb 02]; 68(7):1646-57. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22256884. DOI: 10.1111/j.1365-2648.201105927.x
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Ressalta-se que a aplicação de componentes teóricos e metodológicos nos cuidados de Enfermagem torna-se fundamental para a mesma se fortalecer, a vista disso, é necessário continuar a incorporar o conhecimento com novas estratégias baseadas em evidências científicas e instrumentos teóricos, uma vez que a utilização é limitada na prática das instituições de saúde relacionado a complexidade e a difícil compreensão.2828 Cowden TL, Cummings GG. Nursing theory and concept development: a theoretical model of clinical nurses' intentions to stay in their current positions. J Adv Nurs [Internet]. 2012 Jul; [cited 2017 Feb 02]; 68(7):1646-57. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22256884. DOI: 10.1111/j.1365-2648.201105927.x
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,2929 Morales-Aguilar RdS, Lastre-Amell GE, Pardo Vásquez AC. Application of theoretical and methodological components of nursing care. Cienc Cuid [Internet]. 2016; [cited 2017 Feb 02]; 13(2):107-20. Available from: http://revistas.ufps.edu.co/ojs/index.php/cienciaycuidado/article/view/766
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Assim, a elaboração de instrumentos, modelos explicativos e estudos de teorias de Enfermagem, atrelados com a aplicação na prática e adequação às distintas vivências, são cada vez mais necessários, pois proporcionam embasamento teórico para atuação profissional e auxiliam no acarreamento das transformações do mundo contemporâneo.3030 Mete S, Gokçe İsbir G. Using a nursing theory or a model in nursing PhD dissertations: a qualitative study from Turkey. Int J Nurs Knowl [Internet]. 2015 Apr; [cited 2017 Feb 3]; 26(2):62-72. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24870356. DOI: 10.1111/2047-3095.12036
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Para tanto, o guia elaborado auxilia as pesquisadoras na compreensão dos pressupostos da teórica com ênfase no mundo subjetivo de cada ser humano; traz ênfase na profundidade da relação entre os seres humanos e traduz o momento do cuidado. Demonstra ser uma ferramenta de pesquisa, com possibilidade de aplicação prática, que possibilita compreender a relação intersubjetiva, interpessoal e transpessoal localizada em uma esfera cósmica, também direciona a uma responsabilidade ao utilizar a Teoria do Cuidado Humano, e por conseguinte ao cuidar de forma transpessoal, como um conteúdo ético profundo orientador no relacionamento com o ser cuidado e o ser que cuida.

CONCLUSÕES

Considerando o objetivo deste trabalho, os resultados obtidos favorecem um direcionamento da pesquisa e assistência de Enfermagem com base na Teoria do Cuidado Humano, bem como, fornece decodificação de cada componente estrutural dos elementos do Processo Clinical Caritas.

Acredita-se que o guia, poderá ser reproduzido para orientar e dar subsídios para a aplicação prática do cuidado transpessoal na Enfermagem brasileira em diferentes cenários, e pode ser utilizado inclusive no ensino desta Teoria. Espera-se que ao disponibilizar para a comunidade de Enfermagem haja contribuições para seu aprimoramento ao serem acrescentadas outras experiências.

Foi nosso desejo também mostrar a Teoria e despertar para o mundo acadêmico novos trabalhos com aplicação dos elementos do Processo Clinical Caritas, e esperamos que estas manifestações, inspirem e espalhem novas formas de fazer Enfermagem.

REFERENCES

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    15 Mar 2017
  • Aceito
    19 Jul 2017
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