Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de ansiedade entre mulheres rurais e fatores associadosa a Artigo extraído da tese de doutorado - Saúde mental e reprodutiva de mulheres em área rural de Uberaba – Minas Gerais. 2016. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). Autor: Bibiane Dias Miranda Parreira. Orientadora: Profa. Dra. Flávia Azevedo Gomes-Sponholz.

Síntomas de ansiedad entre mujeres rurales y factores associados

Resumo

Objetivos

identificar os sintomas de ansiedade em mulheres rurais e a influência de variáveis sociodemográficas, econômicas, comportamentais e de saúde reprodutiva sobre os sintomas de ansiedade.

Método

estudo observacional e transversal. Participaram 280 mulheres residentes na área rural. Foi utilizado o inventário de ansiedade Traço-Estado. Na análise bivariada, foram usados o teste t-Student e a correlação de Pearson. Para a análise multivariada, foi realizada a regressão linear múltipla.

Resultados

os escores médios das mulheres foram de 38,3 e 41,4 pontos na ansiedade-estado e ansiedade-traço respectivamente. As mulheres que referiram convivência “ruim” com o companheiro apresentaram maiores escores de sintomas de ansiedade-estado e ansiedade-traço. A variável número de filhos foi preditora dos escores dos sintomas de ansiedade-estado e ansiedade-traço e a variável idade, preditora do escore dos sintomas de ansiedade-traço.

Conclusão

os resultados evidenciaram a influência de diferentes fatores com os sintomas de ansiedade entre as mulheres rurais. A identificação dos sintomas e os fatores associados, por parte da equipe de saúde, pode contribuir para ações específicas e encaminhamentos adequados.

Palavras-chave:
Saúde mental; Ansiedade; Saúde da mulher; População rural; Enfermagem de Atenção Primária

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com