Acessibilidade / Reportar erro

As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem

Resumo

Objetivo:

Refletir sobre como as metodologias ativas de ensino-aprendizado são importantes estratégias para os professores trabalharem a educação em valores na graduação em enfermagem.

Método:

Trata-se de uma reflexão e, para tal, utilizaram-se como referencial teórico as produções do Grupo de Pesquisa de Educação Moral da Universidade de Barcelona (Espanha).

Resultados:

As metodologias ativas contribuem para criar condições que potencializem a sensibilidade moral, situações que permitam a vivência de conflitos morais, estimulando o diálogo e cenários que proporcionem o reconhecimento da diferença, favorecendo a construção de consensos. Há inúmeras estratégias de metodologias ativas que contribuem para a formação moral do indivíduo, mas este artigo focará as principais formas: aprendizagem baseada em problemas (ABP) e a metodologia da problematização.

Considerações finais e implicações para a prática:

Torna-se indispensável transformar as fundamentações teóricas sobre educação em valores em práticas pedagógicas viáveis para a sua implementação nos currículos de enfermagem.

Palavras-chaves:
Educação em Enfermagem; Moral; Ética

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com