Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimentala a Artigo extraído de dissertação de mestrado defendida em 2021, intitulada “A influência da literacia em saúde e do conhecimento da doença na autogestão do cuidado de adultos com diabetes mellitus tipo 2: subsídios para enfermagem”, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, de autoria de Robson Giovani Paes, orientado por Maria de Fátima Mantovani.

Efectos de la intervención educativa en la alfabetización en salud y el conocimiento sobre la diabetes: estudio cuasiexperimental

RESUMO

Objetivo

Analisar os efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes em adultos atendidos na atenção primária à saúde.

Método

Trata-se de estudo quase-experimental com intervenção educativa durante a consulta de enfermagem, atividade em grupo e acompanhamento telefônico com 33 adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados em uma Unidade Estratégia Saúde da Família no Sul do Brasil. Aplicaram-se instrumentos sociodemográfico e clínico (Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes e Eight-Item Health Literacy Assessment Tool) antes e após a intervenção. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxom, coeficiente de correlação de Spearman e McNemar.

Resultados

A maioria dos participantes eram mulheres (69,7%), com idade média de 57,0 anos, tempo de escolaridade inferior a nove anos (69,7%) e tempo de diagnóstico ≤10 anos (51,5%). Após a intervenção, obteve-se aumento do conhecimento sobre a diabetes (p = 0,001), correlacionado ao letramento em saúde (r = 0,494; p = 0,001) e ao tempo do diagnóstico (r = 0,455; p = 0,001).

Conclusão e implicação para a prática

A utilização de instrumentos para mensurar o letramento em saúde e o conhecimento sobre diabetes possibilitou a construção de estratégias educativas voltadas para as lacunas existentes, promovendo aumento do conhecimento, o qual favorece o desenvolvimento das habilidades para a autogestão.

Palavras-chave:
Conhecimento; Consulta de Enfermagem; Diabetes Mellitus Tipo 2; Educação em Saúde; Letramento em Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com