Acessibilidade / Reportar erro

A terapêutica medicamentosa às pessoas com transtorno mental na visão de profissionais da enfermagem

Resumo

Objetivo:

Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a terapêutica medicamentosa às pessoas com transtorno mental.

Métodos:

Pesquisa qualitativa exploratória realizada em quatro Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados de janeiro a março de 2015, por entrevista semiestruturada individual aplicada a 56 profissionais de Enfermagem e foram submetidos a Análise e Interpretação de Dados Qualitativos proposta por Creswell.

Resultados:

Os dados foram organizados em categorias temáticas: a terapêutica medicamentosa melhora a vida da pessoa com transtorno mental; consequências negativas e positivas ante a terapêutica medicamentosa; e a terapêutica medicamentosa como um dos recursos necessários ao tratamento em saúde mental.

Conclusão:

A equipe de enfermagem percebe o uso de medicamentos como um importante recurso terapêutico no tratamento à pessoa com transtorno mental ao minimizar os sintomas agudos do transtorno e ao possibilitar melhores condições de vida quando associados a outros recursos terapêuticos.

Palavras-chave:
Equipe de Enfermagem; Saúde mental; Transtornos mentais; Psicotrópicos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com