Acessibilidade / Reportar erro

Morte e morrer no hospital: um olhar social, espiritual e ético dos estudantes

RESUMO

Objetivo

Identificar as implicâncias sociais, espirituais e éticas que tem o processo de morte e morrer para estudantes de enfermagem.

Método

Abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Amostra composta por 19 estudantes de enfermagem do quinto ano. Os dados coletados foram submetidos aos preceitos da Análise de Conteúdo, analisados à luz dos princípios da bioética e relacionados com a Teoria de Final de Vida Tranquilo, de Ruland e Moore.

Resultados

As implicâncias sociais são relacionadas com as experiências prévias e a abordagem familiar, o significado espiritual está ligado à transcendência do espírito com a explicação de que as pessoas se compõem de um corpo biológico que termina com a morte, e os relatos sobre as implicações éticas mostram a importância do cuidado humanizado e o significado de uma morte digna.

Conclusão e implicação para a prática

A autorreflexão acerca do significado da morte e seu processo, ajuda o estudante a respeitar os valores e crenças do paciente e de sua família em relação ao processo de finitude, e assim a entrega de um cuidado mais digno. Destaca-se o processo de educação em enfermagem em relação aos aspectos éticos que envolvem o final de vida.

Palavras-chave:
Atitude Frente à Morte; Educação em Enfermagem; Assistência Hospitalar; Ética em Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com