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Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso: dificuldades e facilidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família* * Manuscrito extraído da dissertação intitulada "Atenção ao Idoso: Práticas de Educação Permanente em Saúde no contexto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família", do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, 2018.

Resumo

Objetivos:

Analisar as dificuldades e facilidades da Educação Permanente em Saúde desenvolvida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso.

Método:

Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido com 46 profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e analisados por lexicografia básica utilizando o software IRaMuTeQ®, por meio da Nuvem de Palavras. O referencial teórico-analítico adotado foi a Teoria Dialógica de Freire.

Resultados:

As dificuldades de Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso são mais vivenciadas do que as facilidades, e relacionou-se a falta ou ausência de apoio, ferramentas e subsídios.

Conclusão e implicações para a prática:

Retratar o universo da Educação Permanente em Saúde poderá contribuir com os movimentos de reflexão, planejamento e avaliação das práticas educativas e assistenciais acerca da saúde do idoso, praticadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada; Saúde do Idoso; Políticas Públicas de Saúde

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