Acessibilidade / Reportar erro

Vínculos institucionais para o enfrentamento da violência escolar: um estudo exploratório

Resumo

Objetivo:

Identificar e analisar os vínculos institucionais das escolas estaduais de ensino médio para o enfrentamento da violência escolar.

Metodologia:

Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, ancorada pelo conceito de rede social. Foram entrevistados 12 diretores e coordenadores pedagógicos de escolas estaduais de ensino médio. Os vínculos estabelecidos entre a escola e outras instituições foram mapeados empregando-se o Mapa Mínimo da Rede Social Institucional Externa e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

A categoria "Mapeando os vínculos institucionais" desvelou importantes fragilidades nos vínculos institucionais entre as escolas estudadas e os demais setores para o enfrentamento da violência escolar.

Conclusão:

O estudo metodologicamente se direciona para o olhar em rede e outras diretrizes científicas para o enfrentamento dos fenômenos contemporâneos, e traz contribuições importantes para a Enfermagem no sentido de alertar para as atuais demandas de saúde dos adolescentes.

Palavras-chave:
Violência; Rede social; Saúde escolar; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com