Acessibilidade / Reportar erro

Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo

RESUMO

Objetivo

Conhecer a percepção de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do uso do simulador de baixo custo no desenvolvimento de habilidades técnicas para o cateterismo periférico venoso.

Método

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em universidade pública do sul do Brasil com 25 estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados em 2019, por meio de questionário acerca do cateterismo periférico venoso, desenvolvido com apoio de simulador de baixo custo. Para análise, seguiu-se a proposta operativa de Minayo.

Resultados

A partir dos dados, surgiram duas categorias. 1) Desenvolvimento de habilidades para cateterismo periférico venoso: os estudantes apontaram que o uso do simulador possibilita compreender cada etapa do procedimento e identificar onde precisam aperfeiçoar a técnica, preparando-os para o contato com o paciente. 2) Dificuldades encontradas na utilização do simulador de baixo custo. Os estudantes destacaram a baixa fidelidade do simulador e a limitação do treinamento por simulação sem comunicação.

Conclusões e implicações para a prática

Os estudantes percebem o simulador de baixo custo como uma relevante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades do cateterismo periférico venoso, sugerem seu aperfeiçoamento para aumentar a fidelidade e a incorporação da comunicação no momento da punção para o maior realismo da experiência simulada.

Palavras-chave:
Enfermagem; Ensino; Treinamento por Simulação; Cateterismo periférico; Estudantes de enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com