Acessibilidade / Reportar erro

Experiências de mulheres em quimioterapia no manejo da fadiga: estratégias de autocuidadoa a Manuscrito extraído de Dissertação de Mestrado: Experiências de mulheres com câncer de mama no manejo da fadiga secundária à quimioterapia. Defendida pela Nayara Ferreira Cunha, sob a orientação de Anna Cláudia Yokoyama dos Anjos. 2017. Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

RESUMO

Objetivo:

Compreender as experiências de mulheres com câncer de mama no manejo da fadiga secundária à quimioterapia com utilização de estratégias não farmacológicas.

Método:

Estudo explicativo, qualitativo, com referencial teórico da antropologia médica e recursos do método etnográfico para coleta de dados, em que participaram quatro mulheres. Foi realizada análise temática das entrevistas e de observações.

Resultados:

Três estratégias de autocuidado, provenientes da cultura, foram utilizadas para o manejo da fadiga física: descanso, conservação de energia e cuidado alimentar. Atividades físicas, contato com plantas e religiosidade constituíram-se como práticas para lidar com a fadiga emocional. Compreendemos que o sentido atribuído à utilização de estratégias não farmacológicas foi a possibilidade de sentirem-se capazes, confiantes e aptas para prosseguirem o tratamento.

Conclusões e implicações para a prática:

As experiências dessas mulheres revelaram necessidades, do uso de estratégias específicas para o manejo da fadiga, bem como da valorização e compreensão de suas singularidades e de práticas culturais presentes em seus contextos. Na assistência de enfermagem é possível associar estas práticas ao conhecimento científico e, assim, complementar o cuidado em prol da atenção integral.

Palavras-chave:
Neoplasias da Mama; Quimioterapia; Fadiga; Práticas de Saúde Integrativas e Complementares; Autocuidado

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com