Acessibilidade / Reportar erro

Impacto das superfícies de compressão na massagem cardíaca durante a reanimação cardiopulmonar: uma revisão integrativa

Impacto de las superficies de compresión en el masaje cardíaco durante la reanimación cardiopulmonar: una revisión integrativa

Resumo

Objetivo

sintetizar as evidências disponíveis na literatura sobre os tipos de superfícies de compressão utilizadas na RCP e analisar quais características das superfícies de compressão têm impacto na eficácia da compressão torácica durante a RCP.

Método

revisão integrativa da literatura, cujos critérios de seleção e inclusão foram: artigos completos, em inglês, português ou espanhol e que respondessem a seguinte questão de pesquisa: “Quais são as características das superfícies de compressão que têm impacto na eficácia das compressões torácicas durante a RCP?”. Realizada entre os meses de junho e julho de 2019.

Resultados

inclui-se 12 artigos de estudos experimentais, cuja extração de dados revelou 13 tipos diferentes de colchões. Em relação às pranchas, seis tamanhos diferentes foram relatados, com diferentes materiais. Constatou-se influências do tipo de superfície de compressão na força necessária para realizar as compressões torácicas.

Conclusão

as evidências apontam que colchões de maiores dimensões e com tecnologia para redução de pressão e camas mais largas apresentam impactos negativos na qualidade das compressões torácicas.

Implicação para prática

o conhecimento sobre a influência do tipo e características das superfícies de apoio na qualidade das compressões torácicas podem subsidiar profissionais na escolha e incorporação de tecnologias no ambiente hospitalar.

Palavras-chave:
Reanimação Cardiopulmonar; Massagem Cardíaca; Parada Cardíaca; Suporte Vital Cardíaco Avançado; Revisão

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com