Acessibilidade / Reportar erro

Sobrecarga em trabalhadores de saúde de um complexo hospitalar psiquiátrico no Nordeste brasileiro

Sobrecarga en trabajadores de salud en un complejo hospitalario psiquiátrico en el noreste de Brasil

Resumo

Objetivo

este artigo visa identificar os aspectos que causam a sobrecarga laboral em um complexo psiquiátrico e verificar estratégias de minimização desta sobrecarga.

Método

os dados foram coletados com trabalhadores de um complexo hospitalar psiquiátrico na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Aplicou-se a Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental (IMPACTO-BR) na coleta de dados, os quais foram processados no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados

os resultados foram sistematizados em duas categorias temáticas: Aspectos de sobrecarga laboral e Estratégias para amenizar a sobrecarga. Foi relevado que as maiores causas de sobrecarga são do contexto organizacional, enquanto que o menor impacto advém do paciente.

Conclusão e implicações para a prática

as estratégias sugeridas discorreram desde a aquisição de um trabalho digno, com direitos trabalhista, até as ações voltadas para um melhor atendimento para o paciente. Sugere-se que sejam implementadas ações políticas e institucionais de incentivo à integração da equipe, valorização do trabalho e cuidado da saúde física e mental do trabalhador.

Palavras-chave:
Condições de Trabalho; Equipe de Assistência ao Paciente; Saúde do Trabalhador; Esgotamento Profissional; Hospitais Psiquiátricos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com