Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre a mulher com diabetes e o seu corpo: o risco da diabulimia

La relación entre mujeres con diabetes y su cuerpo: el riesgo de diabulimia

Resumo

Objetivo

compreender a relação que as mulheres com diabulimia têm com o corpo.

Método

pesquisa qualitativa, desenvolvida com o Método da História Oral Temática, com quatro mulheres entre 18 e 30 anos que autorreferiram diabulimia.

Resultados

a relação das mulheres com o seu corpo foi pautada pela pressão social de magreza feminina que distorce a autoimagem, gera insatisfação com o corpo e a diminuição da autoestima. A perda de peso é proporcionalmente associada ao aumento da aceitação social e justifica a utilização de métodos deletérios à saúde como a diminuição da dose ou a suspensão do uso de insulina. As narradoras demonstraram conhecer os riscos, mas admitiram repeti-la em determinados contextos.

Considerações finais e implicações para a prática

o desejo que as mulheres com Diabetes Mellitus têm de perder peso precisa ser incorporado às estratégias de cuidado com a atenção dos profissionais da saúde à subjetividade, atuando para reconhecer e prevenir os transtornos alimentares em mulheres com diabetes e minimizar a adoção de ações prejudiciais à saúde.

Palavras-chave:
Diabetes Mellitus; Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos; Bulimia Nervosa; Cetoacidose Diabética; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com