Acessibilidade / Reportar erro

Adesão ao tratamento da tuberculose na Atenção Básica: percepção de doentes e profissionais em município de grande porte

Resumo

Objetivo:

Analisar as ações desenvolvidas nos serviços de Atenção Básica (AB) para promover a adesão ao tratamento da Tuberculose (TB) na percepção de doentes e profissionais de enfermagem.

Métodos:

Estudo epidemiológico transversal, realizado na AB de Campinas-SP, por meio de entrevista estruturada com 18 questões correspondentes na percepção de profissionais (183) e doentes (165). Utilizou-se teste qui-quadrado e exato de Fisher.

Resultados:

Ações como a promoção de autonomia e tempo para o doente falar de dúvidas e preocupações, familiar realizar exames para a TB, realização de tratamento diretamente observado, agendamento de consulta mensal, entrega de informação escrita sobre o tratamento, oferta de incentivo foram ações mais percebidas pelos profissionais, do que os doentes afirmaram receber.

Conclusões:

A identificação de lacunas na oferta de ações para a adesão ao tratamento da TB pode ajudar os serviços de saúde a modificar e melhorar a prática e o cenário epidemiológico da doença.

Palavras-chave:
Tuberculose; Atenção Primária à Saúde; Adesão à medicação; Equipe de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com