Acessibilidade / Reportar erro

Segurança medicamentosa em idosos institucionalizados: potenciais interaçõesa a Artigo extraído da dissertação de Mestrado “Segurança no processo de administração de medicamento à pessoa idosa residente em Instituição de Longa Permanência”. Autora: Maria Lígia Silva Nunes Cavalcante. Orientadora: Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho.

RESUMO

Objetivo:

Identificar as potenciais interações medicamentosas em idosos institucionalizados.

Método:

Estudo documental, retrospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvida em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos, localizada no nordeste do Brasil. As potenciais interações medicamentosas, do tipo fármaco-fármaco, foram identificadas utilizando o software Drug-Reax® da base de dados Micromedex, e classificadas segundo a gravidade, ao tempo de início e a documentação.

Resultados:

Nas 286 prescrições, foram detectadas 136 interações medicamentosas nas duas instituições, sendo a maioria classificada como severidade grave. A média de medicamentos prescritos por idosos foi de 4,5. O número de interações medicamentosas apresentou correlação estatisticamente significativa com o tempo de institucionalização e com a quantidade de medicações administradas no dia.

Conclusão e implicações para a prática:

Foi evidenciado um alto consumo de fármacos e de potenciais interações medicamentosas graves com respostas clínicas significantes. O conhecimento dessas interações é essencial para o estabelecimento de medidas preventivas de segurança na farmacoterapia para essa população.

Palavras-chave:
Interações medicamentosas; Saúde do Idoso; Segurança do Paciente.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com