Acessibilidade / Reportar erro

Discurso de enfermeiros e médicos sobre a utilização do serviço de emergência por imigrantes

Resumo

Objetivo:

Descrever o discurso de enfermeiros e médicos frente a utilização dos serviços de emergência por imigrantes.

Método:

Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, realizado em uma unidade pública de pronto atendimento localizada no norte do Paraná. Participaram 16 profissionais que foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram áudio-gravadas e seu conteúdo, após transcrito, submetido à análise de discurso francesa.

Resultados:

Identificou-se, segundo os profissionais, que os imigrantes buscam os serviços emergenciais principalmente por problemas relacionados ao trabalho, porque desconhecem o funcionamento do sistema de saúde brasileiro e porque tem dificuldades para o acesso a outros serviços. Além disso, houve destaque para as barreiras comunicacionais, culturais, profissionais, socioeconômicas e de preconceito como influenciadoras no atendimento à população imigrante.

Conclusão e implicações para a prática:

Diante desses achados é premente que sejam desenvolvidas atividades de orientação e preparo da população imigrante sobre a cultura e o sistema de saúde brasileiro e dos profissionais de saúde acerca do perfil cultural e sócio-sanitário da população imigrante, potencializando assim, a busca adequada dos usuários e o atendimento qualificado.

Palavras-chave:
Pessoal de Saúde; Emigrantes e Imigrantes; Serviços Médicos de Emergência; Enfermeiras e Enfermeiros; Médicos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com