Acessibilidade / Reportar erro

O paciente e as relações de poder-saber cuidar dos profissionais de enfermagema a Artigo extraído da dissertação intitulada: "O poder nas relações de cuidado de enfermagem: a voz do paciente" defendida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas e contou com o financiamento da CAPES sob a forma de bolsa, Maceió, 2016.

Resumo

Estudo cujo objetivo foi analisar, no discurso de pacientes internados, como o poder do saber se revela nas relações de cuidado de Enfermagem. Foi desenvolvido na perspectiva qualitativa, tendo como referencial teórico o conceito de poder emitido por Michel Foucault. A coleta dos dados se deu entre agosto e dezembro de 2015 e os participantes foram 16 pacientes internados nas clínicas médica e cirúrgica de um hospital universitário, os quais tiveram o discurso gravado mediante entrevista semiestruturada, após aprovação do comitê de ética sob Parecer nº 1189934. Para analisar os dados se utilizou o sistema de diferenciações desenvolvido por Foucault. Os resultados mostraram que os profissionais exercem poder pelo saber profissional altamente especializado e que eles sabem o que fazem, por isso mandam e controlam a realização dos cuidados, conduzindo o paciente à submissão. Conclui que o exercício do poder de cuidar deve ser balizado pela observância dos princípios éticos e bioéticos.

Palavras-chave:
Enfermagem; Poder; Relações Enfermeiro-paciente; Ética

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com