Acessibilidade / Reportar erro

A formação na modalidade residência em enfermagem obstétrica: uma análise hermenêutico-dialéticaa a Article extracted from a doctoral thesis “A práxis da enfermeira obstétrica na assistência à mulher no processo parturitivo”, defended in the Stricto Sensu Graduate Program of the Escola de Enfermagem Anna Nery at Universidade Federal do Rio de Janeiro by the author Giuliana Fernandes e Silva, under the guidance of Ph.D. Professor Maria Aparecida Vasconcelos Moura in 2019.

La formación en la modalidad residencia en enfermería obstétrica: un análisis de la hermeneutica dialética

RESUMO

Objetivo

Analisar as concepções das enfermeiras obstétricas egressas do curso de residência sobre a formação e prática na assistência ao parto normal.

Método

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 13 enfermeiras obstétricas em duas maternidades públicas do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, semiestruturada e análise hermenêutico-dialética.

Resultados

Apesar dos contrassensos e dicotomias presentes no processo de formação, verificou-se nos depoimentos que houve superação no conhecimento e na prática profissional, que possibilitou a constituição de uma práxis obstétrica integradora, consciente dos princípios humanizados na assistência ao parto normal, sustentando a construção de novos caminhos para a enfermagem obstétrica.

Conclusão e implicações para a prática

A formação na residência promoveu segurança às enfermeiras, em sua práxis assistencial, contribuindo para a reformulação social, cultural e política do modelo obstétrico intervencionista. A residência envolve uma nova e desafiadora modalidade de formação para o cuidado de enfermagem na área, exigindo conhecimento específico e ético. O estudo evidencia a necessidade de inserção das enfermeiras obstétricas egressas na prática da assistência ao parto de risco habitual, ampliando o espaço de atuação dessas profissionais.

Palavras-chave:
Saúde da Mulher; Enfermeiras obstétricas; Parto normal; Educação em Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com