Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida no trabalho: discurso dos profissionais da Estratégia Saúde da Família

Calidad de vida en el trabajo: el discurso de los profesionales en Estrategia Salud de la Familia

Resumo

Objetivo:

Compreender os significados que os profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) atribuem à qualidade de vida no trabalho.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, descritiva. Realizada nas Unidades de ESF, com 123 profissionais de saúde. Os dados foram coletados entre julho e setembro de 2014. O material resultante das entrevistas foi exposto à análise do Discurso do Sujeito Coletivo, com o auxílio do software QualiQuantsoft®.

Resultados:

Os significados conferidos a qualidade de vida no trabalho, perpassam tanto pelos aspectos subjetivos, como também pelos quesitos das condições de trabalho e dos relacionamentos interpessoais. Com 121 expressões-chave, as questões das condições de trabalho foram as mais expressivas, seguida pelas relações interpessoais no trabalho, com 72 expressões-chave.

Conclusão:

Os profissionais conferem significados subjetivos e objetivos à qualidade de vida no trabalho, além de reconhecerem a interferência dessa temática para a melhoria da assistência ao usuário.

Palavras-chave:
Qualidade de vida; Trabalho; Profissional de Saúde; Estratégia Saúde da Família

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com