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Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde

Resumo

Introdução:

A qualificação docente sobre metodologias ativas de aprendizagem é potencial para a transformação de práticas.

Objetivo:

Relatar a experiência de docentes na discussão de metodologias ativas de aprendizagem como estratégia pedagógica problematizadora para o ensino superior em saúde.

Método:

Trata-se de um relato de experiência realizado com a participação de docentes de uma universidade pública da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Foram implementadas junto aos docentes dos cursos de enfermagem, nutrição e biologia seis oficinas pedagógicas com base no Arco de Charles e Maguerez. Problematizou-se o uso de metodologias ativas no ensino em saúde e teorizaram-se os temas "avaliação, portfólio reflexivo e mapa conceitual".

Resultado:

A problematização com o Arco de Charles e Maguerez facilitou a compreensão e a aplicabilidade das metodologias ativas.

Conclusão:

Há perspectivas de inclusão de metodologias ativas de aprendizagem na prática dos docentes, podendo tornar-se estratégia pedagógica e atender às DCNs nesse cenário.

Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino; Educação Superior; Enfermagem; Educação em Saúde

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