Open-access Avaliação de aplicativos sobre saúde sexual e ginecológica da mulher

Evaluación de aplicaciones sobre salud sexual y ginecológica de la mujer

Resumo

Objetivo  avaliar a qualidade de aplicativos sobre saúde sexual e ginecológica da mulher.

Metodologia  estudo com quatro etapas: definição do objetivo, critérios de inclusão e exclusão, estratégia de busca e avaliação; busca nas plataformas (outubro de 2024); avaliação dos aplicativos; e construção dos resultados. Foram incluídos aplicativos voltados para saúde sexual e ginecológica da mulher, excluindo-se aplicativos para profissionais ou de uso em ambiente hospitalar, duplicados, pagos ou de uso restrito, ou voltados para jogos.

Resultados  de 741 aplicativos, 32 foram incluídos, predominando aplicativos com foco no ciclo menstrual e uma média de qualidade de 3,5. O “Calendário Menstrual – Cycles” obteve a maior nota (4,6). Textos apresentaram baixa credibilidade e baixa adoção de evidências científicas.

Conclusão e implicações para a prática  os aplicativos analisados promovem autocuidado, mas são limitados, deixando lacunas em outras condições ginecológicas. Há necessidade de ferramentas atualizadas, educativas e baseadas em evidências. Os aplicativos avaliados focam principalmente no ciclo menstrual e apresentam qualidade mínima ou aceitável. As lacunas encontradas nos resultados trazem a necessidade do desenvolvimento de tecnologias de educação em saúde da mulher.

Palavras-chave:
Aplicativos Móveis; Saúde da Mulher; Saúde Sexual; Tecnologia

location_on
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro