Acessibilidade / Reportar erro

Internações de adolescentes por condições sensíveis à atenção primária à saúde na perspectiva da integralidadea a Artigo extraído da tese de doutorado “A Determinação Social das Internações de adolescentes por Condições Sensíveis à Atenção Primária.” Autor: Jéssyca Slompo Freitas. Orientador: Prof. Dr. Maria Marta Nolasco Chaves. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Ano de defesa: 2021.

Hospitalizaciones de adolescentes por condiciones sensibles de la atención primaria de salud desde la perspectiva de la integralidad

Resumo

Objetivo

analisar, na perspectiva da Integralidade, as internações de adolescentes por condições sensíveis à Atenção Primária em uma Regional de Saúde do Paraná.

Método

estudo de abordagem quantitativa, retrospectivo, realizado no período de janeiro a julho de 2018. Foram coletados dados públicos de internações de adolescentes de 10 a 19 anos disponíveis na base de dados do sistema de informações hospitalares do Ministério da Saúde, com Tabulador Oficial versão Tabwin 3.2. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva segundo número absoluto e frequência por ano investigado.

Resultados

das 82.016 internações, 9.029 (11,00%) foram por condições sensíveis à atenção primária. Entre as principais causas, destacam-se a infecção do rim e trato urinário (24,96%); epilepsias (19,27%); gastroenterites infecciosas e complicações (11,91%); doenças relacionadas ao pré-natal e parto (8,88%) e asma (7,39%). As internações do sexo feminino representaram 57,52%, prevalentes no subgrupo da faixa etária de 15 a 19 anos (66,64%).

Conclusão e implicações para a prática

é necessário avançar na perspectiva da construção da integralidade na atenção à saúde do adolescente, para responder às necessidades em saúde deste segmento populacional e reduzir hospitalizações por causas sensíveis à atenção primária.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Integralidade; Internação; Saúde Coletiva; Saúde do Adolescente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com