Acessibilidade / Reportar erro

Espiritualidade no cuidar de pacientes em cuidados paliativos: Um estudo com enfermeiros

Espiritualidad en la atención al paciente en cuidados paliativos: Un estudio con enfermeros

Resumo

Objetivo:

Compreender a espiritualidade sob o ponto de vista de enfermeiros que cuidam de pacientes em regime de cuidados paliativos.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, realizada com dez enfermeiros vinculados a um hospital de João Pessoa (PB). O material empírico foi coletado mediante entrevista semiestruturada e analisado por meio da técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Os enfermeiros consideram a espiritualidade como fonte de força, conforto e fé e que, quando cultivada pelos pacientes em cuidados paliativos, contribui para melhorar a sua condição e aceitar o processo de finitude. Identificaram o apoio familiar, perdão, amor, crença, fé e esperança como necessidades espirituais desses pacientes, as quais podem ser atendidas por eles utilizando variadas estratégias.

Conclusão:

Evidencia-se que os enfermeiros reconhecem a importância da dimensão espiritual no atendimento de pacientes sob cuidados paliativos, no entanto, ainda existe despreparo para lidar com as questões espirituais.

Palavras-chave:
Cuidados paliativos; Espiritualidade; Saúde; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com