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Articulação teórico-prática em um currículo de um curso de Enfermagema a Pesquisa extraída da tese de doutorado com o título de “Currículo do curso de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG): perspectiva de docentes e discentes”, defendida por Vânia Aparecida da Costa Oliveira, sob a orientação de Maria Flávia Gazzinelli. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais. 2016

Articulación teórico-práctica en un currículo de un curso de Enfermería

RESUMO

Objetivo

Compreender como a articulação teórico-prática se efetiva num currículo de um curso de graduação em Enfermagem.

Método

Trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de análise documental e por entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com dez docentes e 14 discentes entrevistados no período de fevereiro a maio de 2015. A análise dos dados foi realizada segundo os pressupostos da Análise Crítica do Discurso.

Resultados

Os dados revelaram a existência de tensões e ambivalências entre duas formas de relação entre teoria e prática. A primeira, relacionada à teoria-prática como unidade indissolúvel e a segunda à visão da teoria e prática como instâncias dicotômicas e predomínio da teoria precedendo a prática.

Conclusões e implicações para a prática

Há fragilidades na efetivação da articulação teórico-prática no currículo do curso de Enfermagem investigado, evidenciando a supremacia do paradigma cartesiano no ensino superior de Enfermagem. Dessa forma, torna-se premente instituir estratégias que viabilizem a indissociabilidade teórico-prática no currículo.

Palavras-chave:
Enfermagem; Curso de Enfermagem; Currículo; Ensino

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