Acessibilidade / Reportar erro

Ambiente e humanização: retomada do discurso de nightingale na política nacional de humanização

Ambiente y humanización: la retomada del discurso de nightingale en la política nacional de humanización

Os objetivos deste estudo foram identificar os elementos constitutivos do conceito de ambiente nos documentos oficiais da Política Nacional de Humanização e analisar as relações entre eles e a promoção de ambiente de cuidado preconizada pela enfermagem.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo e descritivo, cujas fontes foram as onze Cartilhas HumanizaSUS do Ministério da Saúde. Realizou-se análise de conteúdo, tipo lexical, por meio do programa ALCESTE®.

RESULTADOS:

A classe lexical específica sobre o ambiente como instrumento de humanização evidenciou elementos aproximados ao conhecimento da enfermagem sobre os cuidados com o espaço físico promotor de conforto e bemestar e o acolhimento dos usuários e seus familiares.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que os elementos constitutivos do conceito de ambiente na Política Nacional de Humanização se coadunam com o pensamento Nightingaleano, que serve de base aos fundamentos da enfermagem, à sua ciência e à sua arte.

Enfermagem; Ambiente de instituições de saúde; Humanização da assistência; Política de saúde


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com