Acessibilidade / Reportar erro

Necessidades de saúde de homens na atenção básica: acolhimento e vínculo como potencializadores da integralidade

Necesidades de salud de los hombres en la atención primaria: acogida y vínculo como impulsores de integridad

Este estudo teve como objetivo analisar as necessidades de saúde de homens usuários de uma unidade básica de saúde, na cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais.

MÉTODOS:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa e tem como categoria de análise as necessidades de saúde. Foram entrevistados 27 homens na faixa etária de 20 a 59 anos no período de março a junho de 2012. Os dados foram submetidos à análise temática.

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que o acolhimento e o vínculo se destacaram como dispositivos potencializadores da integralidade da assistência e do reconhecimento das necessidades de saúde do grupo estudado.

CONCLUSÃO:

A capacidade dos profissionais e dos serviços de acolherem, traduzirem e construírem um cuidado contínuo e adequado para as necessidades de saúde desse público é fundamental para que o valor de uso do trabalho em saúde seja reconhecido e para que os homens se reconheçam como sujeitos do seu cuidado e de suas necessidades.

Saúde do homem; Política de saúde; Masculinidade; Assistência integral à saúde


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com