Open-access Risco de esgotamento profissional entre servidores públicos de uma universidade brasileira

Riesgo de agotamiento profesional entre funcionarios públicos de una universidad brasileña

Resumo

Objetivo  investigar fatores relacionados ao risco de esgotamento profissional entre servidores de uma universidade pública.

Método  estudo quantitativo realizado entre abril e agosto de 2021 com docentes e técnicos administrativos de uma universidade. Foram utilizados um instrumento de caracterização, o Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey, para avaliar a propensão ao esgotamento profissional, e a Stanford Presenteeism Scale, para mensurar o presenteísmo. Aplicaram-se estatística descritiva, para análise exploratória, e testes não paramétricos (qui-quadrado de aderência e de independência), para análise inferencial, considerando-se significativos os achados com p<0,05.

Resultados  participaram 253 servidores, com média de idade de 40,7 anos. Embora 122 apresentassem risco reduzido para o esgotamento (p<0,000), identificaram-se relações de dependência com o risco aumentado, como uso contínuo de medicamentos, adoecimentos, absenteísmo-doença, presenteísmo, tipo de vínculo empregatício, insatisfação no trabalho, intenção de deixar a instituição e comprometimento excessivo.

Conclusão e implicações para a prática  a maioria apresentou risco reduzido ou moderado para burnout, mas está exposta a múltiplos fatores de risco. Os achados evidenciam a necessidade de ações institucionais de monitoramento e prevenção do esgotamento profissional no contexto universitário.

Palavras-chave:
Despersonalização; Docentes; Esgotamento Profissional; Servidores Públicos; Universidades

location_on
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro