Acessibilidade / Reportar erro

A prática de enfermeiros no contexto das comunidades quilombolasa a Artigo extraído da tese de doutorado “Prática de enfermeiros da equipe da Estratégia Saúde da Família em comunidades quilombolas sob o prisma da ética feminista” apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Autoria de Lilian Cristina Rezende

La práctica de enfermeras en el contexto de las comunidades de quilombolas

Resumo

Objetivo

Compreender as particularidades de comunidades quilombolas para a construção da prática do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família, sob o prisma da Ética Feminista.

Método

Estudo de caso único integrado qualitativo, sustentado no referencial epistemológico da ética feminista. A coleta ocorreu ente fevereiro-junho/2018 por meio de entrevistas individuais, coletivas e observação, com a participação de 59 quilombolas e 07 enfermeiros da equipe de Estratégia Saúde da Família, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dados submetidos à análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti 8.0.

Resultados

As particularidades dos quilombolas são identificadas nos aspectos da afrodescendência, como os vínculos de parentesco e manifestações culturais e religiosas. Viver na comunidade significa compartilhamento e preservação cultural. A prática do enfermeiro, nessas comunidades, é construída por meio do encontro do indivíduo/família/coletividade, do fortalecimento do vínculo e do respeito e valorização da cultura e modos de vida das pessoas. Reitera-se uma prática de compartilhamento de responsabilidade, na dualidade construída entre quilombolas e profissionais.

Conclusões e implicações para a prática

A prática do enfermeiro em comunidades quilombolas é pautada no reconhecimento de especificidades sociais e culturais de grupos com ancestrais do continente africano e contribui para o fortalecimento da integração do cuidado no encontro indivíduo-profissional, com responsabilidades compartilhadas.

Palavras-chave:
Enfermagem; Cultura; Estratégia Saúde da Família; Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Grupos Minoritários

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com