Acessibilidade / Reportar erro

Vigilância do desenvolvimento de crianças em creche: um estudo sobre o olhar materno

Vigilancia del desarrollo infantil en la guardería: un estudio sobre la mirada materna

Resumo

Objetivo

Compreender a percepção materna acerca da vigilância do desenvolvimento de crianças menores de três anos que frequentam creche.

Método

Estudo qualitativo com nove mães de crianças menores de três anos, matriculadas em uma creche do município de João Pessoa-PB, vinculada a uma Unidade de Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática.

Resultados

A vigilância do desenvolvimento de crianças que frequentam creche encontra-se fragilizada, visto que a maioria das mães não costumam levar a criança para a unidade de saúde, para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, e a inserção dos profissionais de saúde na creche ainda é limitada. Entretanto, as mães reconhecem a creche como cenário ideal para a promoção do desenvolvimento infantil e a importância da atuação dos profissionais de saúde nesse cenário.

Conclusão e implicações para prática

São necessárias ações conjuntas da creche com a Unidade de Saúde da Família para a atenção integral e vigilância do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave:
Saúde da Criança; Crescimento e Desenvolvimento; Estratégia Saúde da Família; Creches; Mães

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com