Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem pedagógica na implementação de programas curriculares na formação do enfermeiro

Resumo

Objetivo:

Avaliar as tendências de mudanças no eixo Abordagem Pedagógica na formação do enfermeiro.

Método:

Pesquisa convergente com abordagem mista, com 63 participantes de 9 escolas de enfermagem de Curitiba e Região Metropolitana. A coleta de dados se deu pela técnica de Grupo Focal.

Resultados:

66,7% das escolas atingiram a tipologia Avançada e 33,3% a tipologia Inovadora com tendência Avançada, no eixo Abordagem Pedagógica. Da análise de conteúdo temática, emergiram sete Unidades de Contexto.

Conclusão:

A vivência do processo contínuo de compromisso com o ser humano e seu contexto confere autonomia ao estudante e o transforma em agente ativo no processo de cuidar, sendo a problematização uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem, para a construção da integralidade.

Implicações para a prática:

O conhecimento das tendências pedagógicas favorece mudanças na formação do enfermeiro compatíveis ao perfil do egresso proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da profissão, confirmou-se como intencionalidade dos docentes do estudo.

Palavras-chave:
Ensino; Enfermagem; Escolas de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com