Acessibilidade / Reportar erro

Manejo clínico da amamentação: Valoração axiológica sob a ótica da mulher-nutriz

Manejo clínico del amamantamiento: Valoración axiológica desde la visión de la mujer-nutriz

RESUMO

Objetivo:

Analisar a valoração axiológica da mulher-nutriz quanto ao manejo clínico da amamentação.

Métodos:

Estudo qualitativo fenomenológico, baseado na Teoria dos Valores de Max Scheler, realizado entre maio e junho de 2014 nos alojamentos conjuntos de dois hospitais universitários em Niterói/RJ e Santa Maria/RS. Participaram vinte nutrizes, sendo os dados organizados, submetidos à técnica de análise compreensiva e interpretados segundo a Teoria dos Valores e as políticas públicas específicas de aleitamento materno.

Resultados:

Emergiram duas unidades temáticas: O manejo clínico da amamentação e seu valor vital e A rede de saúde como apoio no cuidado à amamentação: um valor utilitário.

Conclusão:

O manejo da amamentação possibilita cuidados em saúde que extrapolam interesses, intenções e pontos de vista de profissionais e instituição de saúde; questões humanas e existenciais devem ser apreendidas pelas experiências racionais, atreladas àquelas do sentir da nutriz. Essa percepção propicia ressignificar a assistência centrada na mulher, na criança e na família.

Palavras-chave:
Enfermagem; Mulher; Aleitamento materno; Valores sociais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com