Acessibilidade / Reportar erro

O apoio da rede social no cuidado domiciliara a Manuscrito baseado no estudo: Gomes IM. A vivência do apoio da rede social pelas pessoas envolvidas no cuidado domiciliar [Dissertação de mestrado]. Curitiba (PR): Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná; 2012.

El apoyo de la red social en el cuidado domiciliario

RESUMO

Objetivo:

Interpretar a vivência do apoio da rede social pelas pessoas envolvidas no cuidado domiciliar.

Métodos:

Trata-se de uma teoria fundamentada nos dados, com 12 participantes, pacientes em cuidado domiciliar, membros de redes sociais primárias e secundárias; realizada na área de uma Unidade de Saúde Estratégia de Saúde da Família de um município metropolitano do Sul do Brasil. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados e análise de dados foi segundo Glaser.

Resultados:

Elencaram-se quatro categorias que descrevem o fenômeno em estudo "identificando as fontes de apoio no cuidado domiciliar", "caracterizando as redes sociais que fornecem apoio no cuidado domiciliar", "compreendendo-se como parte da rede social que fornece apoio no cuidado domiciliar" e "percebendo mudanças decorrentes do cuidado domiciliar".

Conclusões:

Destaque para relevância das redes sociais no cuidado domiciliar, o enfermeiro como apoio social significante, uso de recursos eletrônicos como fonte de apoio e necessidade de participação da população.

Palavras-chave:
Assistência Domiciliar; Rede Social; Apoio Social

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com