Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de idosos com úlceras de pernai i Artigo extraído da pesquisa intitulada "Qualidade de vida em idosos com úlceras de perna: método misto", do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, com bolsa da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Resumo

Objetivos:

Identificar os domínios da Escala de Qualidade de Vida (SF-36) prejudicados nos idosos com úlceras de perna e correlacionar as variáveis clínicas e sociodemográficas dos idosos com os componentes da SF-36.

Método:

Pesquisa quantitativa, exploratória, transversal realizada com 50 idosos com úlceras de perna. Os instrumentos utilizados foram: formulário de dados sociodemográficos e clínicos e a SF-36. Para análise dos dados, foi utilizado o Statistical Package for the Social Science.

Resultados:

Predomínio de idosos casados, aposentados com salário mínimo, brancos e pardos, hipertensos. Em relação à SF-36, os participantes estiveram mais prejudicados, no que se refere à limitação por aspectos físicos e menos prejudicados, nos aspectos sociais e no Estado Geral da Saúde. Os domínios da SF-36 não estiveram correlacionados a idade, renda, tempo e tamanho da lesão e dor.

Conclusão:

É necessário considerar os aspectos biopsicossociais relacionados à lesão para a elaboração de intervenções de enfermagem mais efetivas.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Qualidade de Vida; Úlcera da Perna; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com