Acessibilidade / Reportar erro

Compreendendo e contextualizando a violência nas relações de intimidade entre adolescentes

Resumo

Objetivo:

Descrever e analisar a violência nas relações de intimidade entre adolescentes de uma escola pública de um município do interior do estado de São Paulo.

Método:

Pesquisa qualitativa, ancorada pelo Paradigma da Complexidade. Coleta de dados realizada junto a 16 estudantes do 2º ano do ensino médio, por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se deu pela modalidade temática.

Resultados:

Emergiram três temas, que possibilitaram compreender que o mito do amor romântico ainda se faz presente nas relações de intimidade; como aspecto desses mitos, o ciúme é desvelado como inerente às relações, sendo ao mesmo tempo disparador de violência nas relações de intimidade. As redes sociais digitais atravessam esse processo; a família e a escola emergem como contextos que vulnerabilizam os adolescentes, inclusive pela vivência de outras manifestações da violência.

Conclusão e implicações para a prática:

Identificou-se o caráter polidimensional, retroativo e interdependente dos aspectos relacionados ao fenômeno estudado. Traz a importância de ações no âmbito escolar e comunitário pelo enfermeiro, na desconstrução de mitos de amor romântico; uso seguro de redes sociais virtuais; promoção da parentalidade saudável e a articulação saúde-escola-família, com empoderamento desses espaços enquanto fatores de proteção a violências envolvendo adolescentes.

Palavras-chave:
Violência; Adolescente; Relações interpessoais; Saúde escolar; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com