Acessibilidade / Reportar erro

O campo de observação em pesquisa sobre a experiência familiar de cuidado* * Estudo vinculado à pesquisa matricial intitulada “As Instituições de Saúde e do Poder Judiciário como Mediadores na Efetivação do Direito Pátrio à saúde: Análise de Itinerários Terapêuticos de usuários/Famílias no SUS/MT”, desenvolvida no âmbito do "Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania” (GPESC) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT), financiado pelo Edital de apoio a pesquisa da UFMT - Campus sede/Edição 001.

El campo de observación en investigación sobre la experiencia familiar del cuidado

RESUMO

Introdução:

Este estudo tematiza o mergulho do pesquisador no "campo de observação", refletindo sobre sua abrangência e pertinência.

Objetivo:

Compreender as potencialidades do campo de observação em pesquisa compreensiva que abordou experiência familiar de vida e cuidado.

Métodos:

Abrangeu a composição do corpus de análise de uma Dissertação de Mestrado e analisou os registros das pesquisadoras sobre o campo de observação, compilados em Diário de Pesquisa.

Resultados:

Evidencia-se a importância da abertura do pesquisador às descobertas do cotidiano familiar, sendo afetado e conferindo sentidos àquilo que nele vivencia. O observável prescinde ser notado por meio dos sentidos apurados ao longo do tempo; e, concomitante a entrevista, complementa-a para além do dito.

Conclusão:

A singularidade das percepções, vivenciadas no campo de observação por cada pesquisador, amplia as possibilidades de compreender o contexto e o matizar de significados da experiência familiar, dando forma ao corpus do estudo.

Palavras-chave:
Observação; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa em Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com