Resumo
Introdução
O câncer tem impacto na vida das crianças e seus familiares. As Histórias em Quadrinhos podem ser uma estratégia de fortalecer o vínculo e a comunicação entre profissional/paciente/família.
Objetivo
Desenvolver e validar um material instrucional/educativo, no formato de Histórias em Quadrinhos, voltada para crianças hospitalizadas com leucemia linfóide aguda.
Metodologia
Estudo metodológico desenvolvido em nove etapas: elaboração do projeto de pesquisa; definição e seleção do conteúdo; adaptação da linguagem; inclusão de ilustrações; construção de um material piloto; validação do material; layout; impressão final e disponibilização. A validação ocorreu com 10 especialistas entre março e maio de 2022, utilizando-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde.
Resultados
Foram elaboradas 5 Histórias em Quadrinhos, com 6 personagens principais, sendo necessárias 63 horas de trabalho. Elas foram divididas por temáticas (distúrbios gastrointestinais; cistite hemorrágica; problemas relacionados a autoestima e autoimagem; risco de infecção e dor óssea) que obtiveram Índice de Validade de Conteúdo global satisfatório entre 0,78 e 0,87.
Conclusões e implicações para a prática
As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como fonte atrativa e confiável de informações sobre a doença, servindo como apoio às informações durante a internação hospitalar e o preparo para alta.
Palavras-chave:
Criança; Educação em Saúde; Enfermagem; História em Quadrinhos; Leucemia Linfoide Aguda