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Ser estudante de enfermagem em tempos de COVID-19

Ser estudiante de enfermería en tiempos de COVID-19

Resumo

Objetivo

Compreender como a pandemia afetou os estudantes de enfermagem nos contextos de Ensino Clínico.

Método

Este é um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, transversal e descritiva. Os participantes foram 5 enfermeiros recém-licenciados que realizaram o último estágio clínico da sua licenciatura durante a pandemia de COVID-19. A análise de conteúdo ocorreu por meio da técnica para a análise dos achados das narrativas.

Resultados

Emergiram 5 categorias: Dificuldades sentidas na integração; Dificuldades na concretização do ensino clínico; Influência da pandemia nas expectativas dos estudantes ante o ensino clínico de integração à vida profissional; Receios, relacionadas com a COVID 19; e Sugestões para a formação dos licenciados em enfermagem, com vista a capacitá-los para a gestão de situações de pandemia.

Conclusões e implicações para a prática

O ensino clínico, cujo objetivo é atingir as competências exigidas para o exercício profissional, foi vivenciado com ansiedade, medo e pressão, porém com o suporte possível por parte dos supervisores clínicos, eles próprios também sob pressão, dado o aumento da sobrecarga de trabalho provocada pela pandemia. O estudo permite fazer recomendações para a educação e investigação em enfermagem.

Palavras-chave:
Pandemias; Enfermagem; Estágio Clínico; Estudantes; Supervisão de Enfermagem

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