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Percepções e saberes sobre a segurança do Paciente Pediátrico

Resumo

Objetivos:

Investigar concepções de discentes de cursos técnicos, acerca da segurança do paciente pediátrico; averiguar situações que favorecem o cuidado inseguro em unidades pediátricas e elaborar uma cartilha, de modo a contribuir para o ensino da segurança no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada e para a educação em saúde aos trabalhadores de unidades pediátricas.

Método:

Estudo qualitativo alicerçado no interacionismo simbólico. Os dados foram coletados em 2015, mediante um questionário à discentes de escolas técnicas, complementado pela observação sistemática em duas unidades hospitalares, localizadas ao Noroeste do Rio Grande do Sul e tratados pela análise temática.

Resultados:

Foram apontadas falhas na administração de medicamentos e na higienização das mãos, entre outras. Para melhorar a segurança, foi sugerido organização adequada do trabalho e maior carga horária de prática clínica.

Conclusão e implicações para a prática:

Educação permanente e mais aulas práticas podem auxiliar na construção de saberes à assistência segura.

Palavras-chave:
Segurança do Paciente; Sistemas de Proteção para Crianças; Enfermagem; Ensino; Aprendizagem

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