Acessibilidade / Reportar erro

Uso do aplicativo Whatsapp no acompanhamento em saúde de pessoas com HIV: uma análise temática

Resumo

Objetivo:

Analisar depoimentos de pessoas com HIV durante um acompanhamento em saúde, a partir do aplicativo WhatsApp®.

Métodos:

Pesquisa descritiva, abordagem qualitativa realizada com 26 pessoas com HIV acompanhadas em dois serviços de atenção especializada em HIV/Aids de Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017, por meio de depoimentos de participantes durante o acompanhamento online, analisados a partir da análise de conteúdo temática.

Resultados:

Emergiram as seguintes categorias: dificuldades com o tratamento medicamentoso; atraso ou perda da dose do antirretroviral; efeitos colaterais; associação entre antirretroviral e bebida alcoólica; uso de suplementos alimentares e medicamentos; alterações emocionais; hábitos de vida; direitos sociais; sintomas físicos; enfrentamento e engajamento com o tratamento.

Conclusão:

O acompanhamento em saúde a partir do WhatsApp® promoveu a acessibilidade do paciente ao profissional de saúde, fornecendo uma via de comunicação aberta e imediata.

Palavras-chave:
Mensagem de Texto; Telefones Celulares; Comunicação; Cuidados de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com