Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem baseada em problemas no ensino da Tanatologia, no curso de graduação em Enfermagem

Resumo

Objetivos:

Relatar uma experiência metodológica de aprendizagem, baseada em problemas, na disciplina de Tanatologia.

Método:

Relato de experiência de docentes do curso de bacharelado em Enfermagem, ao utilizar situações-problema influenciadas pela metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas.

Resultados:

A elaboração de três situações-problema ampliou o desenvolvimento do processo formativo em Tanatologia, favoreceu reflexões no decorrer da disciplina e aproximou a teoria de situações reais vivenciadas pelos alunos envolvidos.

Conclusões e implicações para a prática:

Considera-se estratégia viável e de baixo custo promover o empoderamento quanto às questões sobre morte e morrer. Além disso, os alunos se avaliaram como agentes reflexivos e construtores do próprio crescimento pessoal e profissional.

Palavras-chave:
Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Tanatologia; Ensino; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com