Acessibilidade / Reportar erro

A transição na amamentação de crianças com fenda labial e palatina

Resumo

Objetivo:

Discutir a transição materna no processo de amamentação da criança com fenda labiopalatal, na perspectiva da teoria da transição.

Método:

Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados a partir da Teoria da Transição.

Resultados:

A participante apresentou as transições: situacional, desenvolvimental e saúde-doença devido à mudança de papéis sociais, à necessidade de cuidar do filho com malformação e às modificações em sua vida em função da doença do filho. Identificou-se, na participante, a dificuldade de exercer o cuidado materno de amamentar, interferindo na sua transição desenvolvimental e situacional.

Conclusão e implicações para a prática:

As transições foram ineficazes levando-se em consideração as transições percorridas. A presença de um profissional de enfermagem na avaliação, acompanhamento e suplementação da mãe na amamentação de filhos com fenda labiopalatal é imprescindível para o alcance da transição saudável.

Palavras-chave:
Fenda Labial; Teoria de Enfermagem; Aleitamento Materno; Enfermagem; Anormalidades Congênitas

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com